Durante a menopausa muita coisa muda. Hormônios, rotina, sensações … e a qualidade do sono. Como superar esses desafios?
A menopausa é um momento que chega para todas as mulheres, e junto com ela traz uma série de mudanças que podem provocar vários desafios e até mesmo incômodos no dia a dia e também no sono.
Com o declínio dos níveis de estrógeno e progesterona, é comum que mulheres passem a sentir ondas de calor (fogachos), diminuição de libido, fadiga, ansiedade, dor de cabeça e outros.
Na prática isso significa acordar por causa de fogachos e logo depois sentir muito frio, levantar várias leves para ir ao banheiro e ter curtos períodos de sono ao longo da noite.
Um estudo indicou que por volta de 60% das mulheres sofrem com insônia, afetando sua qualidade de vida a curto e médio prazo, já que os sintomas da menopausa duram aproximadamente 6 meses.
Está passando pela menopausa ou está chegando perto? Continue nesse artigo e aprofunde-se no assunto com a gente.
O que é a menopausa?
A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, algo que acontece, em geral, entre 45 e 55 anos. Há diversas situações que podem atrasar ou adiantar a última menstruação de uma mulher, como obesidade, hormônios e genética. Quando acontece por volta dos 40 anos é chamada de menopausa prematura ou precoce.
Além das mudanças na rotina, a menopausa pode fazer com que as mulheres sintam alterações na pele pela falta de colágeno, metabolismo ósseo, aumento de colesterol e do peso. Elementos que juntos podem impactar a saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de depressão.
Os principais sintomas da menopausa são:
- Menstruação irregular
- Insônia
- Incontinência urinária
- Ondas de calor
- Suores noturnos
- Mudanças de humor
- Memória fraca
- Pele seca
Por isso, cuidar da saúde desde o início dessa fase permite que as mulheres tenham uma experiência menos negativa.
Reposição hormonal efeitos no corpo
De remédios caseiros a ajustes na nutrição até terapia hormonal. Como cada mulher reage de uma determinada maneira a esse período da vida, o ideal é que ela faça um acompanhamento com um médico de confiança para entender qual a abordagem mais indicada de tratamento.
A reposição hormonal pode ser um caminho para melhorar as ondas de calor, insônia, irritabilidade, secura vaginal e até mesmo tratar a osteopenia, no entanto, nem todo mundo pode receber esse tratamento.
Isso porque existe uma janela em que esse tipo de terapia pode ser iniciada, especialistas indicam que isso deve ocorrer até 10 anos do início da menopausa ou 60 anos de idade.
Em casos em que essa não é uma opção viável ou não é da escolha da mulher, outras terapias e medicamentos podem ajudar no alívio dos sintomas. Um deles é a melatonina.
Ferramentas e técnicas que podem ajudar no sono durante a menopausa
Cada vez mais há o entendimento que nossos hábitos possuem grande impacto na qualidade do sono. E associar terapias integrativas com recursos tradicionais da medicina é um caminho que vem sendo difundido por médicos. Entre as principais técnicas que podem ser adotadas estão: meditação, mindfulness, acupuntura, aromaterapia, yoga.
Além disso, outras dicas que podem ajudar as mulheres após os 45 anos a passarem por essa fase com mais tranquilidade são:
- Ter horários certos para dormir e acordar
- Ir para a cama apenas quando for dormir
- Evitar o consumo de cafeína após 18h
- Prática de exercícios físicos
A menopausa e melatonina
Quando falamos de terapias alternativas a melatonina é uma das mais indicadas. Isso porque ela é um suplemento alimentar fonte de um hormônio produzido por nosso corpo, o que ajuda a regular o organismo da mulher durante esse período de mudanças.
Estudos comprovam que com o consumo da melatonina durante a menopausa mulheres sentiram ondas de calor menos intensas, impacto na oscilação de humor e ajuda no aumento de densidade dos ossos.
É importante lembrar que mesmo com a escolha de terapias alternativas, ter o acompanhamento de um médico de confiança garante entender melhor como o seu corpo está reagindo e quais suas principais necessidades, sejam elas físicas ou psicológicas.
A menopausa é um período difícil para todas as mulheres. Em muitos casos até é visto como um marco de maturidade que nem todas estão ansiosas para chegar, mas a verdade é que esse é mais um passo da nossa vida. E entender seus sintomas, causas e tratamentos permite passar por ele com mais tranquilidade.
Está passando pela menopausa? Conte para nós o que tem funcionado para você e compartilhe sua experiência com mais pessoas.
Não deixe de acompanhar nosso Portal do Sono onde você encontra conteúdos informativos sobre saúde, qualidade de vida e dicas para melhorar o seu sono diário.