O sono e o sexo possui um papel importante no bem-estar geral, mas a relação entre eles costuma ser negligenciada.
Dormir bem impacta em diferentes áreas da vida de uma pessoa. Dá energia para trabalhar com maior foco, equilibra a produção de hormônios para ajudar os exercícios na academia e também é um grande aliado na vida sexual.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo sobre a qualidade do sono em homens e identificou que 17% dos participantes apresentaram impotência. Uma realidade que acomete 21% dos homens na faixa dos 20 a 49 anos.
Inúmeras pesquisas estrangeiras e nacionais são unânimes em um ponto: a qualidade do sono deve ser motivo de atenção para homens.
Como o sono impacta a saúde sexual masculina?
Dormir bem e ter uma vida sexualmente saudável são elementos complexos que envolvem o corpo e a mente. Hábitos, situações impactantes e problemas externos podem impactar a qualidade e o tempo total de sono.
O sono e a sexualidade são complexos e envolvem tanto a mente quanto o corpo. A revisão dos elementos básicos do sono saudável e do sexo permite uma compreensão mais completa da relação entre eles.
- Interrupção do sono a noite
Em muitos casos, o baixo libido e má qualidade de sono está conectado à apneia do sono em homens. Isso acontece por muitos estarem acima do peso, serem fumantes e consumir bebidas alcoólicas.
- Níveis hormonais baixos
A privação de sono está diretamente conectada com a produção de testosterona, o que pode diminuir o desejo sexual e a qualidade do sémem produzido, foi o que mostrou um estudo publicado no Jornal Americano de Epidemiologia (American Journal of Epidemiology).
- Redução do desejo sexual
Correlacionado com a produção de testosterona, mas não apenas por ela, o desejo sexual sofre significativamente com um sono ruim. Outros problemas podem afetar tanto a saúde física como também a emocional, como por exemplo:
- Maior risco a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade
- Dores de cabeça constantes
- Irritabilidade e baixa autoestima
- Desgaste nos relacionamentos pessoais
Dicas para melhorar a qualidade do sono
Quando há a privação de sono é sempre positivo entender as razões por trás dessa realidade,isso porque mesmo que haja uma correção momentânea, sem essa compreensão os mesmos hábitos podem voltar até mais fortes.
- Investigue possíveis causas
Entenda essa dica como uma pesquisa por etapas. Converse com sua parceira (o), colete a opinião externa da pessoa que convive com você e pode indicar algumas das razões para isso. Outras possibilidades representam um passo à frente, como consultar médicos especialistas em sono e até mesmo um andrologista – médico especializado na prevenção e no tratamento de condições que afetam a fertilidade e a sexualidade do homem.
- Coma alimentos saudáveis
Mantém uma alimentação equilibrada, beneficia várias áreas do dia a dia de uma pessoa, promovendo ao corpo os nutrientes ideais para atender suas principais demandas, seja no trabalho, academia, brincar e cuidar das crianças.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse Guia dos Alimentos que podem te ajudar na qualidade do sono!
- Crie uma higiene do sono
Ter uma rotina é visto como um limitador, mas na prática é totalmente o oposto. Ao ensinar seu corpo quando está na hora de dormir permite que ele seja capaz de relaxar e se preparar para descansar. O que consequentemente recarrega as energias para quando ser utilizada quando quiser.
Como a falta de sono impacta a saúde sexual masculina, mas também sua relação com a parceira(o) que tal criar uma higiene do sono juntos? Dessa maneira, cria-se mais interação da relação e ajuda a ter uma conexão mais forte, o que tem tudo para fomentar uma vida sexual melhor.
- Diminua o volume a sua volta
Trânsito, reuniões no trabalho, uso de fone de ouvido para focar melhor … ao longo do dia estamos expostos a uma série de ruídos – sejam eles opcionais ou não.
Diminuir o barulho à noite permite criar um ambiente tranquilo e calmo para que o corpo fique relaxado. Isso vale também para estímulos externos que mantém nossa mente agitada, por isso, deixar o celular de lado e evitar programas agitados também é uma maneira de reduzir o volume à nossa volta.
- Suplemente com melatonina
Contar com o apoio de um suplemento alimentar fonte de melatonina é uma ótima opção para pessoas que querem mudar seus hábitos de sono, mas que nem sempre possuem completo controle sobre sua rotina. Jet lag, constantes viagens ou até mesmo o costume de dormir tarde ou poucas horas por noite.
A saúde sexual em geral ainda é um assunto pouco discutido de maneira aberta, principalmente entre os homens. Vergonha, falta de conhecimento e rotina acelerada em muitos casos impedem que a devida atenção seja dada a um assunto tão importante. Como vimos, uma vida sexual ativa e saudável impacta e é impactada pela qualidade do sono, por isso, dormir bem deve estar na lista de prioridade de todos os homens.
Quer ler mais dicas para construir uma vida mais saudável? Acesse nosso Portal do Sono e confira conteúdos especiais sobre alimentação, melatonina, qualidade do sono e muito mais!