Melatonina e seus efeitos sobre o sistema imunológico

Compartilhe

Ciclos de sono saudáveis contribuem para um sistema imune forte para proteger o corpo contra microrganismos indesejados

A melatonina é comumente conhecida por sua ação reguladora do sono, mas engana-se quem acha que esse é o único benefício que ela proporciona para o corpo humano. A relação entre o hormônio do sono e o sistema imunológico ocorre em uma via de mão dupla, um ajuda o outro a ficar mais forte. 

Quando o sistema imunológico está enfraquecido, o corpo se torna mais suscetível a infecções, doenças e outras condições de saúde.

Como é construída a sua imunidade

O sistema imunológico é conjunto de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo, combatendo a presença de microrganismos indesejados e promovendo a cura de infecções provocadas por esses patógenos. 

Essa estrutura complexa recebe melhorias ao longo da vida com vacinas, adoção de hábitos saudáveis e até mesmo com doenças que ajudam o corpo a adquirir resistência a eles. 

E essa ajuda pode vir até mesmo em formato de suplementação alimentar. É comum optar por essa escolha para impulsionar células que estão com a produção de vitaminas baixas. 

Uma boa imunidade proporciona: 

  • Disposição para atividades do dia a dia 
  • Digestão correta de alimentos 
  • Sintomas mais leves em doenças graves 
  • Ajuda a reduzir radicais livres 

5 benefícios da suplementação 

Há inúmeras razões para que uma pessoa escolha realizar a suplementação de vitamínicos e alimentares, indo desde a restauração de substâncias no corpo ou até melhora na disposição para o dia a dia. 

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 60% das casas brasileiras possuem uma pessoa usando suplemento alimentar, trazendo importantes benefícios para melhorar a saúde. 

  1. Fortalecimento da imunidade 

Doenças virais como a gripe e resfriados são muito comuns, mas quando o sistema imunológico está baixo elas podem causar mais desconforto e durar mais do que o normal. Com suplementos indicados é possível manter o organismo pronto para lidar com diversas situações adversas. 

  1. Ajudam a melhorar o desempenho em atividades físicas 

A alimentação é um dos primeiros itens da lista de uma pessoa que deseja realizar atividades físicas, isso porque sem os nutrientes necessários aumentar o rendimento nos treinos pode ser um desafio e assim impactar no dia de uma prova. 

  1. Contribuem com a absorção de nutrientes

Em razão a certas patologias, algumas pessoas podem não conseguir absorver corretamente seus nutrientes ou até mesmo precisam de doses maiores do que os alimentos podem oferecer. 

Com o acompanhamento de um médico de confiança será indicado quais vitaminas serão necessárias e a melhor maneira para desenvolver melhor o sistema imunológico. 

  1. Ajudam a suprir as necessidades nutricionais de grávidas 

A gravidez é outra situação em que a suplementação é recomendada. Diante uma nova rotina, consumo de energia e a divisão de nutrientes com o feto, obter apoio de fatores externos ajuda que toda a gestação aconteça sem surpresas ruins. 

Melatonina e o seu papel na prevenção e tratamento de algumas doenças 

Existem dois tipos de imunidade: o sistema imune inato e o imune adaptativo. A segunda acontece quando as células T aprendem a se defender contra agentes estranhos.  E a melatonina tem um grande papel nesse aprendizado, isso porque ela age como um fator para “ativar” as atividades dessas células e ajudar que o corpo equilibre a produção de hormônios e nutrientes. 

  • Recuperação mais rápida de lesões e doenças

 Um sistema imunológico forte pode ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente de lesões e doenças, reduzindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade de vida.

  • Protege o sistema imunológico do envelhecimento

É natural que com a chegada dos 40 anos as pessoas sintam queda na qualidade e duração do sono, algo que pode ser agravado caso uma pessoa não tenha o hábito de fazer atividades físicas regularmente ou se alimentar de maneira saudável. 

A melatonina ajuda que as noites rejuvenescedoras ainda façam parte do dia a dia, promovendo um momento de descanso para o corpo e mente. 

  • Auxilia no tratamento de enxaqueca

A enxaqueca é a sexta doença que mais impossibilita as pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) que identificou que a doença atinge cerca de 15% da população mundial. No Brasil, entre 20% a 25% ou 30 milhões de pessoas precisam lidar com a enxaqueca, onde 2% corresponde a uma patologia crônica. 

Estudos já mostram que a melatonina pode ser uma valiosa ajuda para lidar com a cefaléia. Um deles identificou que durante um período de 2 a 6 meses, foi visto a redução da frequência das crises de enxaqueca. 

Como vimos, os benefícios da melatonina vão muito além da esfera do sono. Isso porque promover uma noite bem dormida causa um efeito contínuo na saúde e fortalecendo o sistema imunológico diante os inúmeros desafios do nosso cotidiano moderno. 

O que demonstra que nós só temos a ganhar com essa produção e manutenção de melatonina no corpo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o Portal do Sono para conferir dicas de saúde, bem-estar e vida saudável. Porque o seu sono merece ser bem cuidado. 

Veja mais