Bebida alcoólica x Sono: Beber afeta como dormimos? 

Compartilhe

Consumir bebidas alcoólicas faz parte de diversos eventos sociais do brasileiro, como churrasco de domingo com amigos, festas, happy hour depois do trabalho, aniversários. 

Com as mudanças de hábitos provocadas pelo isolamento social e o trabalho remoto, muitas pessoas passaram a beber ocasionalmente em casa já que não possuem mais o encontro como pano de fundo. 

No verão a “sede por um copo de cerveja gelado” proporciona uma imagem de alegria, férias e diversão. O que pode de fato ser verdade, no entanto, há uma série de riscos provocados pelo consumo exagerado de bebidas alcóolicas também para o sono. 

No artigo de hoje iremos falar sobre os impactos, os potenciais problemas e como se divertir sem prejudicar a saúde a curto e longo prazo.

Verão, festas e uma combinação arriscada 

Segundo pesquisa da Credit Suisse e Statista, o Brasil é o terceiro país que mais ingere cerveja no mundo, representando 7% do consumo global. O que significa que em média, o brasileiro toma seis litros da bebida por mês e possui um gasto mensal de R$ 184. 

Com a temperatura aumentando, confraternização do trabalho, da academia e as férias de final de ano, as pessoas aproveitam para relaxar. Não é nada incomum ver grupos de pessoas após as 18h em bares e pubs aproveitando o dia mais longo. 

Contudo, há uma série de considerações que precisam estar na mente de quem deseja curtir tudo o que o verão promete, mas sem afetar todo o progresso do ano todo de uma rotina saudável. 

  1. A alimentação nessa época tende a ser mais pesada 

É normal e todos nós iremos “sair da linha” pelo menos um pouco. E isso não deveria ser motivo de culpa, mas é sempre bom ter o entendimento de que é preciso ir com calma e respeitar seu corpo. 

  1. Mudanças na rotina 

Festas, confraternizações, amigo secreto, compras de última hora, tempo cozinhando e poucas horas de sono se transformam em nossa nova rotina por algumas semanas. E nos deixar mais propensos a decisões pouco saudáveis. 

  1. Euforia com o reencontro de pessoas 

Seja com familiares, colegas do trabalho, amigos de longa data é comum sentir ainda mais alegria, o que pode também embasar nosso poder de decisão para aquele copo a mais de bebida, gerando até situações desagradáveis de ansiedade.

Os impactos da bebida alcóolica na saúde 

Antes de mais nada, é preciso entender o que significa beber modernamente e quando se torna um consumo abusivo. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a dose padrão consiste em 350 ml de cerveja ou 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado. 

Entende-se que o consumo moderado representa 1 dose por dia para mulheres e 2 para homens, já o abusivo seria em torno de 4 doses (mulheres) ou 5 doses (homens) em um único dia. 

Adicionalmente, podemos entender que o grau de periculosidade está tanto na quantidade, como também na frequência de que o consumo de bebida alcóolica é realizado. À medida que ele acontece, ocorre também maior resistência e consequentemente a necessidade de manter tal hábito. 

Com isso, as pessoas podem ficar a mercê de problemas de saúde em diversos graus como: 

  • Insônia 
  • Falta de apetite 
  • Memória falha 
  • Habilidades motoras lentas 
  • Problemas cardíacos e respiratórios 
  • Falha de órgãos como fígado, pâncreas 

Além disso, há uma série de problemas sociais e mentais que estão atrelados ao consumo excessivo de álcool, indo desde afastamento de amigos, família, encerramento de relacionamentos, falta de controle de raiva e até mesmo violência. 

Para curtir toda a diversão de uma boa cervejinha e cuidar da saúde, agora iremos trazer algumas dicas para você usar nesse verão. 

Dicas de como não sair “tanto” da linha 

Cada pessoa que você conhece deve ter um ou dois truques de como sentir menos o efeito da ressaca no dia seguinte, mas com pequenas ações é possível curtir a noite toda sem ficar com a cabeça te matando. 

Beba água e não fique sem comer: O mais básico e o mais eficiente. Alterne um copo de cerveja com outro de água. Assim, você evita que o corpo fique desidratado e também que o estômago receba todo o álcool sem nada. 

Conheça seus limites: Esse é um dos ensinamentos que surgem com a experiência e a idade, mas o conselho aqui está em não tentar acompanhar alguém. Saiba como você pode e gosta de consumir bebidas alcoólicas. 

Cuide do próximo dia: Tome um café da manhã reforçado, deixe o remédio pronto caso precise e tente não ficar o dia todo em repouso. Escute seu corpo, descanse mas também mostre um pouco de sol e ar fresco. 

Não fique sem dormir direito: O álcool afeta diretamente o nosso sono, portanto, tente ao máximo se preparar sua rotina para dormir mesmo depois da festa. Um banho refrescante, diminuição dos estímulos e até mesmo deixar o celular de lado podem ser fundamentais para não acordar com uma ressaca enorme. 

A verdade é que tudo se resume a: faça o que tem sentido para você. O consumo de bebidas pode estar atrelado a pressões sociais, por isso, vá no seu ritmo e aproveite o verão para curtir tudo o que a estação e as festas podem nos proporcionar. 

Quer mais dicas de saúde e qualidade de vida? O Portal do Sono tem uma série de conteúdos para você descobrir e incorporar em seu dia a dia. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! 

Veja mais