A primavera finalmente está chegando. E com ela, dias mais longos, temperaturas amenas durante o dia e até mesmo chuvas frequentes. Mas, você sabe como essa estação impacta o seu sono?
Essa é uma estação muito esperada pelas pessoas. No entanto, mesmo assim há quem possa sentir o impacto dessas mudanças do clima no padrão de seu sono. Alguns estudos indicam que pode levar até semanas para nosso corpo ‘reiniciar’ e se acostumar com a primavera, o que pode gerar irritabilidade, fadiga e até mesmo insônia.
O que muda na primavera?
O período de três meses entre o inverno e o verão serve justamente para realizar a transição entre essas opostas estações. Imagine estar no frio dos países nórdicos e em um dia se mudar para uma das praias do Rio de Janeiro. Não há saúde que aguente, não?
A partir de setembro passamos a receber o sol por mais tempo e as noites contam com temperaturas confortáveis para um sono tranquilo. O que muitas pessoas ignoram é que é fundamental ter cuidado em como cada pessoa responde essas mudanças, algumas podem se sentir dispostas e outras precisam de mais tempo para absorver toda a energia da nova estação. O segredo está em ir com calma. Vá diminuindo o sono aos poucos, não fique enrolando ao sair da cama e ajuste o horário de dormir de acordo com o que sua rotina pede.
Por que no inverno a gente dorme mais?
O inverno é caracterizado por dias mais curtos e noites longas, além da queda drástica na temperatura. Isso tem relação com o hormônio do sono, a melatonina. Sua produção e liberação são estimuladas pela falta de luz, ou seja, com o pôr do sol o cérebro entende que é hora de descansar e começa a preparar o corpo para dormir.
A relação do clima e o sono?
Conectados diretamente, as estações do ano são fatores de grande importância para manter uma rotina de qualidade durante a noite.
O que não significa que extremos são uma boa notícia. Temperaturas baixas do inverno podem dar tremores e contrações musculares, dificultando entrar na fase de sono profundo. Já no verão o calor deixa as pessoas desconfortáveis, causando taquicardia e até problemas de pressão.
Dicas de como equilibrar o ambiente para dormir bem o ano todo
- Ter um horário fixo para dormir
Essa é uma dica válida para o ano todo, mas durante o período de transição entre os últimos dias do inverno e o começo da primavera ter essa disciplina evita sentir grandes quedas de energia durante o dia.
- Invista em alimentação saudável e leve
Além de temperaturas confortáveis, a primavera também representa a época de certas frutas e legumes estarem prontas para serem colhidas.Porque não planejar seu menu da semana com pratos coloridos e frescos? Dê uma olhada na lista de produtos que poderão ser encontrados com mais facilidade:
- Frutas: acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja lima, mamão, maracujá, manga, melancia, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego, pitanga.
- Legumes: abobrinha, abóboras, alcachofra, batata-doce, cará, berinjela, beterraba, ervilha, inhame, tomate, cenoura, pepino e pimentão amarelo
- Verduras: almeirão, aspargo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívia, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, e folhas de nabo e rabanete
- Aproveite o clima para fazer exercícios ao livre
Sem o frio do inverno, fazer caminhadas no período da tarde, andar de bicicleta com as crianças ou até mesmo aquele futebol no meio da semana passam a ser atividades ainda mais prazerosas, principalmente se você tiver companhia para aproveitar esse tempo de qualidade.
- Tenha um ambiente organizado
Que tal fazer uma limpeza de primavera? Com uma nova estação você não irá precisar de cobertores mais grossos que podem ser guardados e liberar espaço para outros itens. Aproveite essa transição para deixar seu quarto confortável e prazeroso para você entrar e descansar todos os dias.
- Não se esqueça das alergias
Com o desabrochar das flores, uma grande quantidade de pólen é liberada, atacando a mucosa respiratória e provocando as crises alérgicas. Com isso, o sono pode ser afetado e desencadear uma série de desconfortos ao longo do dia e até diminuir a imunidade. As alergias mais comuns dessa época são a rinite e a sinusite.
Por isso, mantenha seu quarto livre de poeira, opte por usar edredons e utilize umidificadores se tiver alguma crise.
Quando falamos de sono a primavera certamente é uma das melhores épocas para ter uma boa noite de sono. Mas como vimos no artigo, dormir bem depende de uma série de bons hábitos sendo colocados em prática juntos.
Em nosso Portal do Sono você encontra informações úteis que te ajudam a construir um estilo de vida saudável e duradouro. Porque o sono é o começo de uma boa qualidade de vida.