Sinta na “pele” os benefícios da melatonina

Compartilhe

O hormônio do sono fortalece a saúde do cabelo e a prevenir o envelhecimento da pele, estudos já comprovam  

Ter um sono de qualidade é um dos principais aliados de uma skincare de milhões. E a melatonina tem um papel crucial para isso, promovendo ações oxidantes na pele e reduzindo o impacto do envelhecimento. 

Uma boa noite de sono está na lista de recomendações de todas as listas de boas práticas para se ter uma pele saudável. 

Você sabia que a pele, o maior órgão do corpo humano, possui receptores específicos para a melatonina e é o segundo maior local de produção do hormônio? 

Isso demonstra que podemos sentir na pele os efeitos do sono, quando ele está regulado e também quando não damos atenção a ele. 

Sem uma boa noite de sono é normal sentir a pele mais ressecada, com linhas de expressões acentuadas e com o aparecimento de acne. Por isso, entender como criar uma rotina de sono é um dos pontos fundamentais para os cuidados da pele. 

O que são antioxidantes? Por que eles são importantes? 

Antioxidantes são substâncias que possuem a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Além de favorecer o aumento da imunidade e prevenção de doenças. 

As vitaminas A, C e E são os antioxidantes mais conhecidos, principalmente por sua capacidade de atrasar e até inibir a oxidação celular e de auxiliar na regulação de radicais livres. 

Na prática, eles ajudam a prevenir o envelhecimento das células no corpo, ajudando a termos um corpo saudável e jovem. 

Os benefícios da melatonina para pele e cabelos 

Inúmeros estudos demonstram como a melatonina impacta o corpo de maneira geral, mas quando aplicada na pele sua principal ação é ser antioxidante. Elencamos algumas das maneiras como ela ajuda a saúde da pele: 

  1. Forte ação antioxidante contra efeitos dos raios UV 

Ao fortalecer as barreiras da pele contra os radicais livres, a melatonina possui um efeito de proteção contra os raios UV do sol tão potente quanto as vitaminas C e E, além de atuar contra os malefícios da poluição. 

  1. Minimiza envelhecimento da pele e previne o aparecimento de rugas 

A melatonina também ajuda a diminuir a morte de células saudáveis e contribui para a troca de cancerosas. Outro benefício está na inibição da degradação do colágeno, ajudando a melhorar a qualidade da pele e prevenir rugas profundas. 

  1. Retarda o processo da queda de cabelo 

Engana-se que o impacto da melatonina acaba aí. Ela aumenta a densidade capilar, dá mais espessura ao cabelo e impulsiona o número de fios em fase de crescimento. Além disso, estudos demonstram que o uso de produtos com o hormônio possui boa resposta para o tratamento de alopecia e dermatite atópica. 

Dicas para prevenir o envelhecimento precoce da pele 

Ao longo do dia a pele é exposta a inúmeras situações que contribuem para que acumule sujidades, obstruindo os poros e absorvendo substâncias tóxicas para o organismo. Por isso, ter uma rotina de cuidados da pele é mais do que uma ação estética, mas que também impacta positivamente o funcionamento do corpo. 

  • Beba bastante água 

A recomendação é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Conheça sua rotina, consulte especialistas e adeque esse hábito ao seu dia a dia. 

Mas, lembre-se: é preciso ficar sempre hidratada! 

  • Use protetor solar diariamente 

Esse é o item primordial da lista de todo dermatologista. O uso do protetor solar a curto  e médio prazo ajuda a pele a ter boa hidratação, mas a longo prazo evita o surgimento de manchas e também o risco de câncer de pele. 

Dica de ouro: passe o protetor solar em todas as áreas expostas ao sol, não apenas no rosto! 

O autocuidado está nos pequenos detalhes de sua skincare. 

  • Tenha uma rotina de sono adequada 

Tudo começa com o sono. Quem nunca sentiu a pele diferente depois de uma noite ruim de sono, não é mesmo? 

Aproveite esse momento para se conectar consigo mesma, separando alguns minutos para relaxar e começar a noite com o pé direito. Aproveite que esse é o momento da pele mudar do modo “proteger” para “reparar”, e é hora de se recuperar do estresse do dia. 

Não quer complicar sua skincare noturna? Ela só precisa de três passos: limpeza com um sabonete gentil, tratamento para o combate de antissinais, acne ou manchas e hidratante para ajudar no ressecamento da pele. 

  • Foque em uma alimentação rica em nutrientes 

Consumir alimentos saudáveis é um dos pilares de uma rotina equilibrada, mas há alguns produtos que podem ajudar a potencializar os seus cuidados com a pele. Inclua na sua lista frutas ricas em vitamina C, como kiwi, melão, goiaba, uva, acerola; além alimentos que ajudam na hidratação como pepino, abacate, peixes, sementes e nozes. 

A saúde da pele é impactada por inúmeras ocasiões do dia a dia, desde a alimentação, ambiente e estresse, mas algo é fato: tudo está conectado à qualidade do sono ou a falta dele. 
Quer conferir mais conteúdos como esse? Acesse o Portal do Sono para dicas para adotar  uma vida mais saudável.

Veja mais