Sono e Criatividade: Saiba como dormir bem ajuda a ter mais ideias

Compartilhe

Já ficou trabalhando até tarde sem render, mas quando pausou e voltou no próximo dia conseguiu resolver o problema? Agradeça ao seu sono! 

Uma boa noite de sono está conectada a muitas coisas boas. Não faltam pesquisas que mostram como as pessoas se sentem com mais disposição, possuem uma pele mais saudável e até se alimentam melhor. Mas, não é só isso. Dormir bem tem um ótimo impacto na criatividade. 

Ao falar sobre ser criativo muitas vezes a figura da pessoa artística vem à cabeça, mas o que muitos não percebem é que essa é uma habilidade valiosa em todas as áreas do dia a dia – sejam elas profissionais ou não. 

Isso porque a criatividade está tão conectada a resolução de problemas quanto a criação de peças artísticas. 

Quando o cérebro está em um momento de relaxamento é possível fazer melhores conexões. Um estudo da Universidade de San Diego, Califórnia (EUA), observou que 40% dos participantes que tiveram uma noite completa de sono pontuaram mais alto no teste de criatividade. 

Como dormir bem melhora a criatividade 

Durante uma noite de oito horas de sono, o cérebro passa, em média, por 3-5 ciclos de sono REM e sono não-REM que duram em média 90 minutos cada. É durante esse momento em que o cérebro repassa sobre os acontecimentos do dia, os organiza e os guarda para serem usados no futuro. 

O que ajuda no futuro a encontrar novas possibilidades para problemas antigos. Afinal, quantas vezes você conseguiu resolver algo depois de dormir? Além disso, ele ajuda no: 

  • Reconhecimento de padrões 

Sonhar é uma maneira do cérebro avaliar as informações coletadas ao longo do dia e conectá-las com informações que já temos. Esse é um processo fundamental para o aprendizado, tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes. 

  • Consolidação de memória 

Ao dormir bem e liberar espaço para novas informações, o cérebro pode fazer sentido do que foi visto e conectá-las com lugares, pessoas e emoções. A criatividade acontece quando conseguimos acessar referências certas no momento certo. 

  • Emoções equilibradas 

Ter uma boa noite de sono permite acordar com mais energia e assim experienciar sentimentos positivos, como alegria, motivação e otimismo. Esse estado de espírito torna mais fácil lidar com situações desafiadoras do dia a dia. 

4 maneiras de como uma má noite de sono prejudica o pensamento criativo 

Quando não se tem uma noite de sono tranquila, o dia seguinte passa mais lento e o corpo dá sinais de que sente mais fadiga do que o normal. Como resultado, atividades simples se tornam um grande desafio. Você sente alguma dessas situações quando não dorme bem?  

  1. Memória fraca e falha 

O que eu vim fazer aqui mesmo? O que eu estava fazendo? Essas são perguntas recorrentes quando não dormimos bem. Isso acontece porque o cérebro não teve o tempo suficiente para processar os acontecimentos do dia anterior, criando lapsos e acumulando mais informações do que ele consegue entender no momento.

  1. Dificuldade em focar 

É normal que atividades lentas exijam mais atenção do que o normal, mas sem uma noite bem dormida essa tarefa fica ainda mais difícil e em muitos casos impossível. 

Quem nunca recorreu a bebidas energéticas ou comidas mais calóricas para compensar a sonolência, mas acabou impactando a qualidade do sono e assim criando um ciclo de noites ruins? 

  1. Erros simples 

Um dos principais sinais de que estamos com falta de sono está na ocorrência de erros simples que não são feitos no dia a dia, como digitar palavras erradas ou até mesmo trocar preços de produtos. 

A privação de sono também eleva o risco de acidentes durante situações que exigem a tomada rápida de decisões, indo desde uso de máquinas no trabalho ou até mesmo dirigir. 

  1. Comportamento explosivo  

Mau humor, irritabilidade, falta de empatia são alguns dos resultados de uma noite de sono ruim. 

Com o aumento de níveis de cortisol, o hormônio do estresse, se torna mais difícil lidar com as mudanças de humor e emoções negativas.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono 

Você chegou aqui e pensou: o que eu faço agora? A principal maneira de dormir melhor está em ouvir os sinais do corpo, ele indicará quando precisa descansar ou está com mais energia. Você pode também:  

  • Criar e seguir uma rotina de sono 

Há muitos benefícios em seguir uma higiene do sono, mas tão importante quanto isso é entender o que é essa rotina para você. 

Por isso, o primeiro passo consiste em perceber quais atividades trazem mais tranquilidade e relaxamento antes de dormir. Assim será possível construir hábitos reais e que possam ser aplicados a longo prazo. 

  • Evitar equipamentos eletrônicos antes de dormir 

Dar uma última conferida no Instagram pode parecer uma ação inofensiva para o sono, mas o que muitas pessoas não percebem é que geralmente ele não está sozinho. Logo depois você lembra daquela tarefa inacabada no trabalho, de conferir a receita do almoço ou de pesquisar algo no Google. 

E quando se vê já passou muito do seu horário de dormir. O ideal é dedicar um tempo para usar o celular e depois deixá-lo longe da cama. Uma dica que pode até diminuir as sonecas quando acordamos. 

  • Fazer refeições leves

Alimentos com mais calorias demandam mais energia do corpo para serem digeridos, o que durante a noite implica em sensação de inchaço e desconforto. Por isso, priorize comidas mais leves para dormir com mais tranquilidade. 

  • Tomar um banho relaxante uma hora antes 

Essa é uma dica que ajuda o corpo a diminuir o ritmo antes de dormir, relaxando os músculos e criando o contexto para que o cérebro possa entender que está na hora de descansar. Além disso, este pode ser também um momento de autocuidado positivo para ter um tempo sozinha. 

  • Suplementar com melatonina 

É comum recorrer a bebidas energéticas ou com bastante cafeína quando se teve uma noite ruim de sono, mas em muitos casos fazer isso impacta na próxima noite e se transformando em um ciclo recorrente. 

Tomar suplemento alimentar fonte de melatonina ajuda a regular o sono de maneira natural, promovendo a produção do hormônio do sono sem afetar o restante do corpo. 

Você já teve boas ideias após uma noite de sono revitalizante? Ou estava realizando um trabalho até tarde que não estava rendendo e no outro dia tudo ficou mais claro e fácil? O sono tem créditos nisso! 

Com o tempo as pessoas têm percebido a importância de uma boa noite de sono para o aprendizado e a criatividade, seja nos estudos ou no trabalho. 

Dormir bem é em muitos casos o primeiro passo para se ter uma vida saudável. Com o corpo revitalizado temos mais disposição para fazer exercícios físicos, impactando na alimentação e assim criando novos hábitos. 
Gostaria de ler mais sobre dicas sobre qualidade de vida? Acesse o Portal do Sono para conferir conteúdos informativos para melhorar a saúde, alimentação e adotar novos hábitos.

Veja mais