O alarme diz que é hora de ir para o treino, mas o que é melhor para a saúde: apertar a soneca ou uma dose de exercícios?
Ser uma pessoa adulta e ativa não é nada fácil. Trabalho, estudos, organizar a casa, cuidar dos filhos, dar atenção para os pets … ufa, haja horas no dia para tudo isso. E nem falamos sobre exercícios físicos. Mas aí, entra uma pergunta: e como fica o sono?
Quando a rotina aperta é comum ter essa dúvida: ter uma uma hora a mais de sono para descansar de uma noite mal dormida ou ir para a academia?
Esse é um dilema que você provavelmente já teve que passar. Ambos representam uma grande importância para a nossa saúde e devem ser prioridade no desenvolvimento de uma vida saudável, mas nem sempre é possível ter tudo. E nessa hora, é muito importante saber como avaliar suas necessidades atuais e optar pela melhor opção para o momento.
Atividade física x dormir bem: qual escolher?
Em uma resposta curta: dormir.
É verdade que manter o corpo em movimento é fundamental para ter uma vida saudável. Aliás, os dois estão fortemente conectados. Um treino com bom rendimento depende de uma noite de sono adequada, em contrapartida, dormir bem origina-se com um dia equilibrado.
A longo prazo, passar por constante privação de sono impacta negativamente mais em nossa saúde do que não realizar exercícios.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Saúde Pública de Columbia mostrou que pessoas que dormem 6 horas por noite ou menos possuem mais riscos de desenvolver problemas de coração. Além disso, eles notaram que a apneia do sono e insônia eram duas constantes em pessoas com sono ruim.
No entanto, escolher entre dormir e atividade física não deve ser uma disputa comum em sua rotina, o ideal é avaliar o que é mais necessário atualmente e ir aos poucos equilibrando o peso de cada um. O ponto aqui é entender o seu nível de cansaço.
Por exemplo, se você teve uma péssima noite de sono por alguns dias, dormir meia hora a mais traz mais benefícios do que ir para academia.
Agora, se você teve a quantidade recomendada de sono (6 a 7 horas) mas acordou sem muita energia, vale a pena levantar da cama e fazer exercícios leves do que ficar enrolando. E aí, caso sinta necessidade tirar um pequeno cochilo durante o dia, pode equilibrar seu corpo ou vale até mesmo deixar para começar a higiene do sono um pouco mais cedo.
Impactos da falta de sono para a saúde
Especialistas são unânimes em dizer que o sono é o pilar da saúde – tanto para a física, quanto para a mental. Isso porque uma noite mal dormida pode trazer consequências como irritabilidade, queda de imunidade, falha na capacidade cognitiva.
Ao viver com longos períodos de padrões irregulares de sono, uma pessoa pode até mesmo sofrer com a síndrome de estresse crônico, o que afeta a produção de adrenalina, eleva a pressão arterial e diminui o hormônio da saciedade no corpo.
Por isso, criar uma rotina que apoie um sono de qualidade deve ser prioridade em nosso dia a dia.
A American Heart Association (ou Associação Americana do Coração) indicou os 8 componentes essenciais da vida, sendo eles:
✓ Para de Fumar
✓ Comer melhor
✓ Ficar Ativo
✓ Controlar o peso
✓ Controlar a pressão arterial
✓ Controlar o colesterol
✓ Reduzir o açúcar
✓ Ter sono saudável
O que vemos aqui é a importância de equilibrar nossos hábitos diários para ter uma vida saudável, ativa e de qualidade.
Leia mais: Qual a relação entre o sono e emagrecimento?
Como a atividade física pode prevenir doenças
Falamos ali em cima que quando em dúvida o sono é prioridade, mas isso não significa que você deva deixar suas atividades físicas de lado – muito pelo contrário.
Dedicar alguns minutos do dia para se movimentar, seja na academia ou ao ar livre, permite ter um sono de mais qualidade, além de trazer benefícios como:
- Prevenção de diabetes, hipertensão e obesidade
- Sensação de bem-estar
- Maior autoestima
Quando colocamos uma boa noite de sono junto a uma rotina de exercícios físicos os benefícios são ainda maiores.
Isso porque a performance nos treinos demanda de um tempo adequado de recuperação, o que acontece quando estamos dormindo. E essa é uma máxima que vale para atletas de elite, mas principalmente para quem está começando.
Sem um descanso de qualidade nosso corpo não consegue produzir substâncias importantes para que os músculos cresçam e queimem a quantidade necessária de calorias. Isso sem contar com os riscos de lesões que podem ser ocasionados por esse cansaço.
Dicas para uma boa noite de sono
Como percebemos, equilíbrio é a palavra-chave de uma vida saudável. Se você não sabe por onde começar, dê atenção para o seu sono, com o tempo sua rotina vai sendo adequada para encaixar exercícios físicos e você conseguirá ter o shape que tanto deseja. Então, aqui vão quatro dicas para dormir melhor.
Pratique exercícios até 3 horas antes de ir para a cama: Ter um tempo entre a atividade física e o sono ajuda o corpo a baixar os níveis de adrenalina evitando que você fique muito agitado.
Durma a quantidade de horas ideais: Entenda quanto o seu corpo dormir para se sentir bem e priorize o seu sono.
Se alimente com produtos saudáveis: Priorize alimentos leves e naturais à noite, garantindo que você não fique com aquela sensação pesada. Não sabe quais produtos consumir? Nós temos um guia completo sobre isso, confira aqui!
Relaxe o corpo e a mente: Evite usar eletrônicos uma hora antes, troque esse tempo por uma meditação ou leitura de um livro.
Estabelecer uma rotina saudável em meio a tantas responsabilidades pode ser um grande desafio. Mas lembre-se que para praticar exercícios físicos não é preciso sacrificar o sono, ou vice-versa.
A palavra chave aqui é: equilíbrio. Bem como conhecer seu corpo, seus limites e saber que a constância é sua melhor amiga a longo prazo.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para visitar o Portal do Sono onde compartilhamos dicas de saúde e informações sobre o sono.